quinta-feira, 13 de março de 2008

O que é Educação Física?

Educação física é ginástica ,como ginástica é uma atividade física que provoca modificacões no corpo humano,e tem o objetivo de conservar a saúde e o bem estar.
A uma ligação entre ginástica e medicina.Exercícios particulamente atuante sobre o sistema cardiopulmonar,a corrida por exemplo melhora as condições orgânicas mas pode também oferecer riscos.No qual podem ser previnidos através de exames clínicos e laboratorial.Certamente esse papel será do médico.
A cultura é comportamento aprendido.Portando podemos dizer que o futebol por exemplo faz parte da nossa cultura,assim como a corrida que está cada vez mais se incorporando aos hábitos dos brasileiros.
As atividades físicas em forma de jogo são as que mais podem facilitar o desenvolvimento da criança em virtude da riqueza de oportunidade que o lúdico oferece.
O Esporte é uma atividade de lazer cuja predominância é o esforço físico.
O objetivo da educação física é o movimento humano,enquanto ciência seria o estudo do homem em movimento.
Enfim educação física é um pouco de tudo isso: ginástica, jogos, esportes, ciência, politica,cultura,medicina,dentre outras definições.

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Ana Cristina,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Concernente aos critérios, você não cumpre com os dois primeiros porque: primeiro, você não apresente o texto, pois começa a escrever sobre o assunto diretamente como se tivesse sido pensado por você. Lembre-se, você resumiu um texto que você leu, logo, você deve falar ou escrever sobre ele tal como alguém fala de um objeto a sua frente, separando-se dele. Para tanto, irei sugerir uma forma para iniciar o resumo:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
Analisando seu texto mais de perto, você não contextualiza os dizeres do autor. Por exemplo, quando você expõe as questões sobre ginástica abordadas pelo autor, não localiza de que ginástica está falando, já que o autor fala de duas ginásticas, a grega e a moderna. Na parte sobre medicina, você acaba retirando um fragmento do texto do autor, sem dar uma visão do todo sobre o assunto, que está, por exemplo, na parte que o autor fala da relação entre educação física e medicina graças ao currículo da primeira que possui muitas disciplinas das áreas biomédicas. Pense que a atitude de um resumo é descritiva. Você descreve o texto tal como você descreveria um objeto a sua frente. Você separada dele. O mesmo é necessário realizar com os demais elementos do texto que você tenta desenvolver em seu resumo. Tente encontrar no texto, o ponto em que o autor articula cada um deles com a educação física. A cultura, por exemplo, ele o faz na medida em que a educação física trabalha com atividades originadas dos contexto sociais e culturais próprios da maioria dos povos, tais como a dança, o esporte, a luta, os jogos etc.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.