segunda-feira, 10 de março de 2008

Porque Devemos Estudar História da Educação Física/Esportes nos Cursos de Graduação

É de grande importância estudar a História da Educação Física para que os alunos se aperfeiçõe mais,pois através da História nós descobrimos muita coisa de valor.Podemos entender melhor o que tem sido e o que vem a ser a realmente a Educação Física.Alguns profissionais infelizmente não recebem as cobranças devidas para a melhora do curso.A falta de discursão relacionada a História da Educação Física/Esporte não contribui com o estimulo à busca de iniciativas ligadas ao ensino da disciplina.O ENEFD(Escola Nacional de Educação Física Desporto),dedicou uma cadeira do estudo da história.Que são as cadeiras teóricas,onde se situava as cadeiras de história e cadeiras práticas.Ao contrário da cadeiras práticas,as cadeiras teóricas só podiam ser ocupados por médicos,mesmo os professores tendo nível superior.O que elas tinham em comum é que eram orientadas para a formação de um profissional considerado mais como um técnico do que como um professor.Assim como a prática a história também é bem proveitosa, ela prepara o aluno para recriar constantemente sua atuação,a partir da compreesão da realidade que o cerca,dos valores em jogos e das possibilidades de que pode dispor para alcance de seus objetivos.

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Ana Cristina,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Falando de seu texto propriamente, antes de qualquer coisa, coloque o título no seguinte formato:
Resumo: MELO, Victor Andrade de. Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? In: Motriz. Vol. 3, n. 1, junho, 1997.
Inicialmente você não cumpriu com os dois primeiros critérios, mas vai direto aos argumentos do autor. Para tanto, sugiro a seguinte composição para se iniciar o resumo: “O texto aborda a problemática existente no interior dos cursos de graduação em Educação Física, referente à presença da disciplina História da Educação Física, que motiva a seguinte pergunta: em que o estudo da história pode contribuir na formação do professor na área?”. Um segundo ponto, é que você não faz referência ao texto lido, você apenas começa falando do assunto como se fosse algo motivado por você mesma, quando na verdade, tais questões são fruto de uma autoria, no caso de Victor Mello. Com relação ao seu texto mesmo, você inicialmente tenta expor as vantagens de se estudar história. Contudo, o autor, primeiramente, tenta compreender por que a disciplina de história é comumente desvalorizada nos cursos de educação física. Para tanto, após apresentar o texto expondo “tema central” e “perspectiva do autor”, sugiro que você busque no texto o argumento de que o motivo para a história ser desvalorizada está no fato de comumente e historicamente a educação física estar atrelada às Ciências Naturais. Sobre isso o autor oferece exemplo dos “encontros nacionais sobre história da educação física” se preocuparem muito pouco com o ensino dessa disciplina. Dessa forma o autor aborda a ínfima preocupação com as metodologias e perspectivas historiográficas referente à disciplina, que seguem visões tradicionais pautadas na noção da chamada História Geral. Por fim, você poderá utilizar seu texto, reduzindo, pois você repete a discussão sobre as cadeiras... e as vantagens de se estudar história... Contudo, você acertou em cheio uma essência do texto, na última exposição que você faz sobre “recriar constantemente sua atuação”. Aproveite isso.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.